terça-feira, 7 de outubro de 2014

Jejum intermitente - eu sobrevivi! #ji




Sim! É possível passar 18 horas sem comer e não cair dura no chão, que coisa!
Lembro-me do meu desespero em aeroportos, palestras, reuniões, aulas:

"Quanto tempo vai durar? Se for mais de 3h já preparo um lanche. Aí, meu Deus, vou levar dois lanches. Já tô catabolizando nesse avião, uma hora e meia de voo, atrasou. putz! perdi massa magra.
Vou ter que sair no meio da palestra pra comer essas 7 claras de ovos fedidas, é isso! Tudo em nome dos músculos."

E outras loucuras que já fiz acreditando que alimentar-se de 3/3 horas me faria manter a massa magra e acelerar meu metabolismo. Tadinha da minha ilusão. Como nunca antes me questionei? Alimento-me de 3/3 horas há tipo TODOS os anos desde a adolescência (comecei essa vida porque já fui atleta, então desde cedo "cuidava" da saúde na forma convencional).
Era para eu ser tipo esqueleticamente magra de tanto que meu metabolismo deveria ser acelerado pensando nessa, nada lógica, lógica (não que eu seja gorda, mas pelo tempo que venho seguindo essa vida saudável #sqn, com certeza devia ser diferente!).

Daí eu descobri a paleo, daí eu descobri o #ji, daí minha vida virou vida!

Existem infinitos estudos sobre o JI, não sou médica e nem nutricionista, então deixo aqui algumas referencias sobre o tema para poder abordar o que aconteceu comigo.

Blog Dr Souto - sobre JI;
Primal Brasil - perda de massa magra
Primal Brasil - café da manhã
 Eat - stop eat
Benefícios do JI

Enfim, são tantas teorias que caem por terra, tantos absurdos que "compramos", tantos tabus desmistificados. Sim, fomos enganados pela indústria e a porra toda!

Quando comecei a estudar mais sobre o JI, entendi que só seria capaz de entender testando. Fui lá!
Fiz o primeiro teste por 18 horas. Num dia x eu  almocei e fiquei até o café da manhã do outro dia sem comer. A ideia era me sentir, perceber meu corpo, minha mente... prestei atenção nos detalhes: de fato não senti fome, aquilo que parecia ser fome era o meu costume de comer e logo passava (aquele ronquinho na barriga). Em nenhum momento me senti fraca, querendo desmaiar ou coisa do tipo.
No dia seguinte tomei o bullet proof coffee e fui pra academia com isso, NÃO DESMAIEI. Pelo contrario, treinei lindamente.

Foi uma experiencia incrível. Libertar-me da loucura de pensar no catabolismo o tempo todo, pensar que pudesse desmaiar por não ter comido antes de me esforçar. E mais uma surpresa, não fiquei lesada da cabeça. Meu cérebro trabalhou a mil por cento nesse dia. (diferente de quando "precisava" de carbo pra viver e me sentia lesada sem ele, sem energia!)

Quero praticar pelo menos 2x no mês para conseguir perceber os resultados que se esperam com essa prática:

Estimular o metabolismo 
Estimular a massa magra
Estimular produção de GH, a queima de gordura, a mitocondriogenese
Estimular as sirtuínas, os genes da longevidade, aumentando a recuperação do DNA e aumentado a produção de energia pelas células ! 

Até agora (1 mês de paleo), hoje é meu segundo teste. Mas é um fenômeno interessante.
Por estar comendo mais gordura, aquela vontade intermitente de comer não aparece, existe um ronquinho na bariga, mas ele passa em questão de minutos. É o costume de enfiar uma quantidade exorbitante de carbo do mal no organismo, é o vício. E como qualquer vício, não é fácil se libertar.
Estou em busca!

Um beijo! ;*

















5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Li!! Estou colecionando mentalmente essas infos e em breve bateremos um papo sério sobre tudo isso... bjs.

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHA
    Faça isso, Ilhú! Vai pesquisando tb nesses blogs que indico no meu perfil e depois batemos um papo sobre isso! =D
    beijos

    ResponderExcluir
  4. E eu pensando que vc iria cair dura no chão...

    ResponderExcluir
  5. Imagino meu filho lendo tudo isso! Todas as marmitinhas que carrega! hahaha

    ResponderExcluir