quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Consumir ou não FRUTAS?




Meu objetivo agora é perder % de gordura e peso, então decidi limitar bastante a ingestão de carboidratos e  frutas da minha alimentação.

Acontece que as frutas tem uma boa quantidade de açúcar (umas mais outras menos) e utilizá-las como lanche pode ter o efeito contrário para quem quer emagrecer.

Para explicar, vou utilizar da analogia do nosso querido Dr. Souto: é como consumir bebida alcoólica de barriga vazia. Consumir uma fruta com alto teor de açúcar de barriga vazia vai elevar rapidamente o açúcar no sangue, assim ele baixa rapidamente e passadas 1 a 2 horas a fome volta relutante.

Ou seja, utilizar como lanchinho uma fruta que contenha elevado teor de açúcar pode ser uma furada.

Claro que, quem não quer emagrecer e nem tem doenças como diabetes, o consumo da fruta está mais que liberado. Porém, quem deseja perder peso deve ficar de olho no consumo, se for para ser feito que seja como sobremesa do almoço e de preferencia frutas vermelhas que são aquelas que contém menor quantidade de açúcar como morangos, mirtilos, framboesas, amoras.

Fora o abacate e o coco que tem quase nada de açúcar e são uma excelente fonte de gordura boa (eles te mantem mais saciado por mais tempo), eu consumo quase que diariamente.

Abaixo consta uma lista de algumas frutas e sua quantidade de açúcar. Lembrando que as frutas vermelhas são as que tem menos e o abacate e o coco tem quase zero.



Outro detalhe, a Organização Mundial da Saúde reduziu para 25g a quantidade ótima a ser consumida de açúcar por dia. Esse é um bom parâmetro também para avaliarmos nosso consumo de frutas e industrializados.


Um beijo! ;*






Nenhum comentário:

Postar um comentário