sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Por que virei Paleo?


Oi, pessoal!

Hoje vou explicar um pouco sobre as razões e motivações da minha mudança de vida.
(Esse ficou longo, espero que ninguém durma aí atrás do PC.)

Há mais ou menos um ano um professor da academia comentou comigo sobre a "tal" dieta paleolítica. Dei um busca rápido no google e fiquei meio chocada:
- Nada de carboidratos
- Nada de fritura
- Nada de frutas
- Nada de NADA! Se alimente de luz! HAHAHAHA (brincs)

A pesquisa bem superficial que fiz me deixou com a seguinte conclusão: essa dieta não é pra mim, jamais conseguiria. Não entrei muito nos detalhes dela, mas logo percebi que era restritiva demais, coisa pra gente muito FORTE! 

Segui pela linha da nutrição tradicional nesse um ano (comendo de 3/3 horas, váááários suplementos, reduzindo o carbo, comendo muitas frutas/legumes/verduras, NADA/NUNCA/JAMAIS comia gordura - aquele peito de frango seco com batata doce era de lei, quase nada de carne vermelha e muitas receitinhas FITNESS do instagram! Há - quem nunca!)  e obtive ganhos até relevantes, mas nada demais (eu acho!). Acredito que nesse tempo tenha perdido 3 kg na balança e menos 5% no percentual de gordura. Isso treinando loucamente na academia, crossfit, corda e afins - endorfina e eu = caso de amor.

Vou dizer logo a verdade, VINHA BEM. Estava feliz com os resultados (lentos!) e gostando até. Porém, algumas cozitas me incomodavam, vamos a elas...

(importante ressaltar: já havia aprendido ler rótulos dos produtos industrializados, se você ainda não sabe posso explicar mais pra frente - comente aí!)

Quando lia os ingredientes das queridas barrinhas de proteína/cereal/frutas ficava em choque. Ou quando lia qualquer outro rótulo de produtos vendidos nas chamadas lojinhas de produtos
 N A T U R A I S (oi?).
Tanto óleo vegetal, AÇÚCAR e outras porcarias que chegava a ser inacreditável ver as "famosinhas" do instagram fazendo propaganda daquilo.

'Não posso comer meu lindt chocolate ao leite nem meu pudim, mas essa barrinha (nojenta) pode!'

Isso não fazia sentido pra mim (mesmo desconsiderando as quantidades dos ingredientes).
Me matava na academia todos os dias da vida, era ter um deslize na dieta e parecia que toooodoooo o esforço tinha simplesmente ido junto com aquela jacada. E, digamos que, as jacadas eram beeem feitas.

Pelo menos duas vezes na semana eu sentia uma vontade avassaladora de comer quase o pote de açúcar da cozinha. Me controlava fortemente uma vez, mas no final de semana era certo: iria comer algo bem açucarado. O amado DIA DO LIXO. #asMinaPira

Outra coisa que não fazia sentido era ver a quantidade de pessoas  próximas a mim com problemas de depressão, câncer, diabetes.  Aquilo sempre me intrigou e sempre pensei ter isso algo a ver com a alimentação dos tempos modernos.

Foi então que há mais ou menos 3 meses vi uma menina que seguia no instagram se tornar paleo (seu blog: http://www.queriaserabettyboop.com.br/).

Nesse momento começaram as investidas em pesquisa. Comecei freneticamente a ler todos os blogs, depoimentos, artigos científicos, TUDO que falava sobre isso! Li o blog do Teco Mendes em uma tarde (http://sendopaleo.com/), fiquei intrigada. Conheci o blog do Dr. Souto - nosso guru paleo (http://www.lowcarb-paleo.com.br/). Precisava testar aquilo. Tantas comprovações de que o vilão era o carboidrato (do mal) e não a pobre gordura (natural/animal). Tantas teorias e costumes caindo por terra. Tantos paradigmas sendo quebrados (comer de 3/3h não acelera o metabolismo = caí da cadeira nesse instante!). Tantos depoimentos contando que a compulsão acabou, perda de peso, ganho de massa, famosos e atletas de ponta que aderiram, fisioculturistas...

entrei em colapso! 
Precisava testar em mim e não suportava mais comer como vinha comendo.
E antes de "terminar" minha fundamentada pesquisa decidi colocar em pratica, então segui os conselhos  do Dr Souto - ele explica como começar em seu blog.

comecei a comer só quando sentia fome
gordura natural animal era a base da dieta
cortei quase todos os carbos/nada de arroz e nem raízes (carbos vinham só de legumes)
cortei TODOS os suplementos (whey, BCAA, glutamina, dhea, alguns manipuldos, etc)
muitos vegetais
carne
ovos COM gema
MAN-TEI-GA \o/
queijo amarelo
... enfim, muitas coisas mudaram!

E foi por uma semana essa loucura boa! Senti medo por estar comendo tanta gordura animal, mas em 4 dias já estava vendo os resultados, calças folgadas, cabeça melhor, nada de fome! E tudo que havia lido começava a sentir no meu corpo.

Então decidi que não poderia mais parar com isso, me apaixonei. Pretendo seguir a linha paleo para sempre na minha vida, sei que quando atingir meu objetivo de perda de peso e % gordura voltarei a incluir carbos de raízes, mas por enquanto está ótimo assim. Procurei uma orientação nutricional paleo (contarei mais a frente) e tudo começou a mudar. Esteticamente basta olhar no espelho, mas o que mais me impressionou foi a mudança de mente.

Pode parecer loucura, mas me sinto mais inteligente (HAHAHA!), muitos explicam que é porque agora o cérebro trabalha 100% da sua capacidade e antes perdia muito tempo pensando em comida. Acabava uma refeição e já estava ansiosa esperando as 3 horas passar para comer de novo.

Diante disso, é impossível voltar atrás. Quero compartilhar com vocês cada conquista, minhas descobertas paleo, minhas percepções e até meus medos.

No próximo post contarei a experiencia da 1ª semana paleo com fotos das refeições.

Um beijo! ;*


P.S: Foto do post copiada do instagram da @nutri_alice.



























2 comentários:

  1. Livitcha! Estou amando seus posts! Uma loucura boa isso! Quem sabe num futuro próximo não me torno paleo!? ( ainda não estou preparada ) Confesso que essas informações me deixam bastante curiosa... Quero entender cada vez mais! Bjus amore

    ResponderExcluir